Positano

Como chegar em Positano

Positano é a primeira cidade que você encontra na Costa Amalfitana, na Itália, vindo de oeste em direção a leste.
Fica a uma hora e quinze minutos de carro de Nápoles e 20 minutos de Sorrento. Você também pode chegar com os ônibus da companhia Sita e durante o verão com transporte marítimo.

Para mais informações: Como chegar na Costa Amalfitana.


Positano

Positano, como as legendárias sereias das ilhas Li Galli, é pura sedução

Positano vista do mar parece uma concha, com linhas de cores diferentes. Do verde dos Montes Lattari até o branco, o rosa e o amarelo das suas casas mediterrâneas, o cinza prateado das praias com pedrinhas e, finalmente, o azul do mar.
Um lugar sedutor, como as sereias nas rochas de Li Galli.

Souvenir de Positano

Tudo aquilo que dá para fazer com os limões da Costa Amalfitana, você encontra na lojinha Os sabores de Positano, na Via Mulini 6. As sandálias mais bonitas estão à venda na famosa Safari sandali, na via della Tartana 2. Para levar para casa um autêntico modelito Positano, um endereço histórico é o laboratório de Maria Lampo, na via Pasitea 16.


A história de Positano

No litoral de Positano surgiam as maravilhosas residências do período romano, como testimoniam os restos na igreja dell'Assunta.

Acredita-se que a cidade tenha sido fundada no século IX ao redor de uma abadia beneditina e depois ampliada com a chegada dos habitantes de Paestum, terrorizados com as invasões dos Saracenos na Costa Amalfitana.

Em 1268, quando foi saqueada pelos Pisanos, ela mudou completamente a forma urbanística favorecendo o aspecto defensivo, de forma parecida com Amalfi: ruas estreitas, casas no alto das rochas, fortes e torres de vigilância.

De qualquer ponto da cidade é possível admirar a cúpula de majólica colorida da Igreja de Santa Maria Assunta, que ao seu interno possui uma imagem da Madonna Nera do século XVIIII, de inspiração bizantina.

A lenda sobre o nome de Positano.
Diz a lenda que o quadro da Virgem Maria estava em um barco turco que ficou preso na costa até que o capitão escutou uma voz sussurrando "joga, joga"'. O quadro foi jogado no mar e miraculosamente o barco teria desencalhado. Mais tarde os habitantes de Positano o encontraram onde hoje existe a Igreja, já que a Virgem teria escolhido a cidade como própria residência.

A história de Positano, assim como suas ruas, é cheia de altos e baixos: em 1343 foi destruída por um terrível maremoto e em 1400 sofreu diversas invasões pelos piratas otomanos.

No século XVIII começou uma fase de esplendor graças ao porto e o tráfego de mercadorias, mas após a unificação da Itália e com as novas rotas comerciais, teve início uma nova fase de declínio a ponto que a cidade se transformasse em uma pobre aldeia de pescadores que começaram a emigrar em massa para os Estados Unidos.

Refúgio Radical chic

Foi com a construção da estrada Statale 163 que este burgo da Costa Amalfitana começou a renascer: antigamente a única forma de chegar até a cidade era via mar ou usando difíceis trilhas nas montanhas.

A nova estrada uniu a cidade até destinos importantes como Sorrento e Nápoles e, assim Positano foi descoberta pelos primeiros turistas e vários palácios históricos se transformaram em hotéis.
Mas não qualquer tipo de turista: uma elite feita de intelectuais, artistas e celebridades que desde o início do século XX escolheram este pedacinho da Costa Amalfitana como lugar exclusivo para as férias de verão.

De Escher até Steinbeck, de Picasso até Klee, de Zeffirelli até Liz Taylor todos se apaixonavam pelo clima e pela beleza da paisagem.
"Prisioneiros voluntários em um cenário mitológico" como costumavam se definir...


As praias de Positano

A Praia Grande é o coração da aldeia de pescadores: com seus quase 300 metros de comprimento é uma das maiores da Costa Amalfitana, além de ser uma das mais badaladas, frequentada por artistas, atores e pelo jet-set internacional.

Para quem quer curtir um banho de mar mais tranquilo, existe a praia de Fornillo, acessível através de uma trilha que parte da Praia Grande contornando o litoral e passando pelas torres de vigilância saracenas.

Para um banho de mar longe de tudo e todos.
Na praia de Marina Grande existe um serviço de "táxi no mar": pequenas embarcações que te levam até as enseadas acessíveis exclusivamente via mar como Remmese, Clavel ou Cavone. E se você quiser unir o banho de mar a um almoço inesquecível a base de peixes e frutos do mar, dê uma esticadinha até Laurito, onde você encontrará o restaurante "Da Adolfo" a poucos passos da água.


As ilhas das Sirenas

Nos arredores de Positano, as três ilhotas de Li Galli foram apelidadas de "Le Sirenuse" graças às lendas que a indicavam como o refúgio das sereias feiticeiras.

Certamente possuem uma magia especial, desde que foram escolhidas como o buen retiro de artistas como o coreógrafo Leonide Massine e o grande bailarino Rudolf Nureyev, que na casa da maior ilha passou os últimos anos da sua vida.

Passeando nos arredores

Se após um saudável período de ócio sob o sol, uma sessão de compras entre os modelitos de Positano (roupas de verão de cores vivas, geralmente com motivos floreais) e uma "Delizia al limone" saboreada no terraço do restaurante La Zagara, você ficar com vontade de explorar os arredores, uma dica é descobrir as trilhas que levam até as cidadezinhas nas montanhas da Itália.

Montepertuso
Você pode começar com a trilha que vai até o Oásis de Vallone Porto, um lugar de fábulas com suas cachoeiras, animais e plantas raras.

Uma infinita série de degraus, ou uma estradinha de carros que vai subindo a colina, unem Positano a Montepertuso, a cidade nos Montes Lattari, que surge entre Positano e o céu.
Um autêntico buraco na montanha que a tradição diz ter sido criado pelos dedos da Virgem Maria.

No dia 2 de julho, na igreja da Madonna delle Grazie, acontece uma das festas religiosas mais bonitas da Costa Amalfitana.

Recomenda-se uma visita a Fontana Vecchia para você se refrescar com sua água fresquíssima.

O Burgo Nocelle
No topo de Montepertuso surge também o minúsculo burgo Nocelle, uma localidade que até poucos anos atrás era acessível exclusivamente com uma trilha na montanha ou uma escadaria de 1500 degraus que parte da praia de Arienzo.

Nocelle é o ponto de chegada do Sentiero degli Dei, uma antiga trilha usada pelos pastores que partia de Agerola atravessando os Montes Lattari.

Da praça da cidade é possível admirar um dos mais lindos panoramas da Costa Amalfitana, inclusive com Capri e os seus Faraglioni ali no fundo.

Onde comer em Positano

  • Para um almoço leve e saudável: Casa e Bottega, um bistrot muito especial onde experimentar saladas saudáveis, sanduíches de abacate e sucos de fruta. E você pode comprar tudo o que existe no local, os pratos que servem a comida incluídos!
  • Para um jantar romântico: Rada, um terraço nas pedras com vista para o mar e para a pirâmide das casinhas coloridas de Positano.
  • Para um doce ou uma limonada: a Zagara é a mais famosa (e melhor) doceira de Positano. Não perca a delícia de limão, para experimentar no jardim interno.