Uma das coisas mais frustrantes em um processo de encontrar um emprego é não saber ao certo o que os recrutadores “procuram”. Quer dizer, eles postam os requisitos da vaga, às vezes nós temos uma boa ideia do que a função precisa… Porém é muito difícil saber ao certo o que ajuda ou atrapalha, a linha entre ser contratado ou não para o tão sonhado emprego é muito tênue.
Mas o primeiro passo é o idioma.
Uma das grandes questões é a competitividade. Geralmente a concorrência é grande e os processos seletivos bem rigorosos.
Para uma empresa contratar um funcionário de outro país, é necessário um esforço muito grande. Portanto, as empresas buscam “acertar em cheio” na hora da escolha.
A documentação é sem dúvida a parte mais importante de todo o processo, de modo que muitas vezes você até pode conseguir o emprego, porém se as documentações não forem providenciadas há o risco da oportunidade não ir adiante.
A forma como as empresas contratavam antigamente já não consegue acompanhar e fornecer profissionais aptos a agir em um ambiente extremamente dinâmico. Hoje o mais importante são as competências pessoais, ou Soft Skills.
Competências técnicas não garantem um trabalho bem feito. Por isso as empresas vêm buscando cada vez mais profissionais que possuam a capacidade de executar as tarefas de forma mais humana.
Com o advento da tecnologia, cada vez mais funções e empregos vem sendo substituídos por máquinas, robôs e programas de computador, contudo há coisas que somente os humanos conseguem fazer.
Em 2016, o World Economic Forum listou 10 habilidades que o profissional moderno deveria possuir até 2020:
Resolução de problemas complexos;
Pensamento crítico;
Criatividade;
Gestão de pessoas;
Colaboração;
Inteligência Emocional;
Pensamento Crítico;
Orientação ao serviço;
Negociação;
Flexibilidade cognitiva.
Certamente se você planeja uma colocação no exterior, uma boa maneira de iniciar esta jornada é através de um bom currículo. Mesmo que as empresas hoje estão preferindo mais competências pessoais, as famosas soft skils (dá uma olhada também nesse artigo aqui), ainda a competência técnica mais importante que você precisa ter é domínio do idioma.
Assim, à medida que as empresas tem tido a necessidade de indivíduos que consigam se relacionar, gerir, negociar, resolver problemas e pensar de forma crítica, a base de tudo isso é uma boa comunicação oral e escrita.
É claro que você não vai se candidatar para uma vaga que você não esteja preparado, porém há coisas que chamam muito mais atenção do que apenas uma faculdade ou especialização.
Trabalhos voluntários e experiência em ONGs pode mostrar que você se interessa bastante e se preocupa com as questões à sua volta! Igualmente, experiências com esportes, atividades extra-curriculares e momentos que você demonstra liderança e confiança são muito importantes!
Hoje estamos na era dos cursos livres. E sim, eles ajudam muito! Há várias formas de conseguir se aprofundar em alguns assuntos e ainda por cima sem pagar nada por isso!
É o caso da Rock University, com cursos voltados para marketing digital, e a HubSpot Academy, com cursos sobre vendas e marketing.
Neste post do nosso Instagram falamos mais a respeito disso:
Você já se perguntou como encontrar oportunidades? Aliás, há muitas maneiras de conseguir encontrá-las e eu vou te ajudar com algumas delas.
A primeira forma é uma que tem maiores chances de sucesso, porém pode levar um certo tempo: conseguir um emprego no exterior através de uma multinacional que atua no Brasil!
Outra maneira é aplicar diretamente à vagas abertas para estrangeiros. Assim, temos diversas ferramentas muito boas para encontrar!
A rede social corporativa funciona como um mural! Lá você preenche suas informações e pode compartilhar realizações e informações sobre projetos importantes que você está participando. Diversas empresas já utilizam o Linkedin como a principal forma de encontrar novos talentos.
Certamente, um dos sites com mais oportunidades por metro quadrado. É simplesmente um portal que oferece colocação aos profissionais e que muitas empresas multinacionais já vêm utilizando há anos. Vale a pena conferir.
Surpreendentemente, um dos sites mais conhecido no exterior, hoje já é uma potencia. Uma das funções mais interessantes é que você pode verificar a média de salário para determinadas funções, conseguindo até mesmo filtrar por empresa. Principalmente, pode ser utilizado para descobrir novas funções e cargos antes desconhecidos.
Você viu aqui nesse artigo muitas dicas essenciais para ajudar na sua jornada. Contudo, lembre-se que o idioma é o mais importante aliado na hora de conseguir um emprego no exterior. Afinal, o idioma é uma das armas secretas de qualquer bom profissional!
Dá uma olhada no nosso último artigo falando como o idioma pode mudar a sua vida, e aproveite para agendar sua aula #VIP experimental, presencial ou online, aqui na Private!
Estamos ansiosos!
© Copyright 2019 Private Language Center
Desenvolvido por <a href="http://www.inovatorio.com.br"> Inovatório Design</a>
Deixe um comentário