fbpx
Tudo está parado tempo demais. O que fazer?

Equipe Private Idiomas

16 novembro 2020

Nenhum comentário

Casa Sem categoria

Tudo está parado tempo demais. O que fazer?

Tudo está parado tempo demais. O que fazer?

 

Tudo já está parado a tempo demais, a incerteza continuará enquanto estiver com o dedo na pausa. Tire o dedo da pausa. É preciso coragem para ir em frente e assumir o controle. Tudo já está parado a tempo de mais, a incerteza continuará enquanto estiver com o dedo na pausa.

 

Inicie 2021 em 2020 e, com a Private, dê uma chance para que seus planos ainda te surpreendam.

 

Como tudo ficou parado tempo demais

 

O ano de 2020 começou com muita expectativa. Alguns jornais internacionais mencionavam uma doença com sintomas de um resfriado forte, mas que não foi dada muita importância. Empolgados com as possibilidades do ano, via-se muito motivo para se comemorar: o vislumbre da retomada de uma crise econômica e política que assolava a população brasileira há anos elevava a nossa positividade. Enquanto isso, mais e mais casos aconteciam.

 

O primeiro trimestre estava recheado de bons resultados, nunca tantas empresas haviam tido um início de ano tão bom. O carnaval não podia ser cancelado.

 

Aglomeração. Algumas semanas passam, a notícia esquecida agora marcava presença nas conversas de elevador ou entre amigos que comentavam sobre qualquer assunto, casualmente. A ameaça tomava forma. Início de março, preocupados. Final de março, aterrorizados. Instaurava-se o distanciamento social, leis que obrigavam o uso de máscaras, comércio fechado. 

 

Tudo está parado tempo demais
Photo by Ben Garratt on Unsplash

 

A força transformadora

 

Muito se sabe que o Ser Humano pode coisas incríveis. A maior conquista da humanidade é a capacidade de se reinventar e continuar os conhecimentos da antiga geração. O que uma geração cria, a outra eterniza e continua desenvolvendo.

 

Isso, em grande parte se deve à nossa capacidade de transmitir ideias, pensamentos, desejos e sensações através de vocalizações expressões faciais e movimentos do corpo, pilares que formam a linguagem.

 

Tudo está parado tempo demais
Photo by Sai De Silva on Unsplash

 

A linguagem, é codificada. Ela possui variações, dentro de suas variantes ainda se encontram várias outras. É com ela que compartilhamos de uma consciência coletiva, mesmo que limitada ao aprendizado de um novo assunto. Isso é o que nos leva a ter acesso aos mais variados avanços da ciência e da tecnologia.

 

Com um mundo mais compartilhado, hoje já se fala de uma cosmovisão global e cidadãos universais. As notícias positivas se espalharam rápido, porém as notícias da doença se espalharam com uma velocidade ainda maior.

 

Photo by Christopher Sardegna on Unsplash

 

É possível manter o otimismo mesmo com tudo parado tempo demais?

 

Você já ouviu alguém falando que esse ano não “valeu”? Escutei uma pessoa argumentando sobe isso. Ela dizia que simplesmente todos os seus planos foram frustrados. E não posso negar que, realmente, o golpe foi muito grande. Conheço cerca de 15 pessoas próximas que perderam seus empregos e dois amigos meus que infelizmente tiveram que fechar suas empresas. Seria até injusto da minha parte dizer que essas pessoas poderiam ter feito mais.

 

Vi empresas fechando, pessoas perdendo seus empregos, porém nada disso foi limitante para que as coisas continuassem acontecendo. Sim, está sendo difícil. Todos estamos sentindo, mas é exatamente por isso que devemos continuar.

 

O passo que você dá é a motivação para que tudo comece a voltar ao novo normal que teremos a partir de agora.

 

A grande virada

 

A grande possibilidade que surge em nossa frente é o poder da colaboração. Hoje em dia, a conhecida Crowd economy, ou economia compartilhada, nos traz conceitos ainda em desenvolvimento, mas que já apresentam uma nova realidade que nos exige reinvenção.

 

As mudanças vão desde investimentos coletivos e compartilhamento de recursos e aquisições, até inovação descentralizada através de pesquisa, criação e desenvolvimento colaborado. Hoje tudo se resume a apenas duas coisas, que por si só já são co-dependentes: a comunicação e a colaboração.

 

Photo by Mitchell Luo on Unsplash

 

Em 2018 o Fórum Econômico Mundial publicou uma lista das 10 soft skills (habilidades interpessoais), que todo profissional deveria desenvolver até 2020. É uma lista de 10 habilidades, 9 tem relação direta com comunicação (sendo que a 10.ª você vai precisar se comunicar bastante para desenvolver). Você pode ler mais sobre isso neste link aqui.

 

Tudo está parado tempo demais

 

Começamos fazendo uma breve retrospectiva, relembrando de tudo o que aconteceu. Conversamos um pouco sobre linguagem e comunicação e, após isso, como isso foi utilizado para expressar nossa frustração com esse ano.

 

Algo que já é muito conhecido por mercadólogos é que crises aceleram e antecipam tendências. Estamos vivendo uma realidade que apenas pouco mais de 1 ano atrás ainda era uma projeção para década que se iniciava neste ano. Nosso tempo mudou. A realidade que conhecíamos não tornará a acontecer, tudo está parado tempo demais. Cabe a nós mudarmos a única coisa que temos real controle: a forma como reagiremos.

 

Photo by Zoltan Tasi on Unsplash

 

Não espere para o ano que vem, o ano ainda tem mais. Mas como que vamos continuar? A virada do ano-calendário não irá mudar como as coisas estão a não ser que você faça algo e mude.

 

A melhor maneira de começar é pela sua comunicação.

 

Faça o seu ano de 2021 começar a pleno vapor, descubra as oportunidades e se desenvolva na Private Language Center. Nossa maior paixão é fazer você chegar mais longe.

 

Tire o dedo da pausa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezessete =

Categorias